tag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post7962771873018255444..comments2013-08-08T00:56:53.581-07:00Comments on EstelaHistoriar: Questões sobre o texto "Manifesto dos Pioneiros"estelahistoriarhttp://www.blogger.com/profile/16132065897452000376noreply@blogger.comBlogger52125tag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-43971894476120491742007-10-31T20:09:00.000-07:002007-10-31T20:09:00.000-07:00As antas não lêem o texto e vêm aqui dar desculpa ...As antas não lêem o texto e vêm aqui dar desculpa esfarrapada.<BR/>É só escrever na busca do Google (sabem né?) "Manifesto dos Pioneiros" que aparecerão duzentas páginas com o texto na íntegra.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-10885984425036447092007-10-31T04:26:00.000-07:002007-10-31T04:26:00.000-07:00Também estou com problemas p/ abrir o texto do man...Também estou com problemas p/ abrir o texto do manifesto.<BR/>Estou acompanhando as reflexões dos colegas e entendendo do que se trata o texto... Mas gostaria de ler o original antes de registrar algum comentário a respeito.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01048257166153583399noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-33373389470007025632007-10-30T10:05:00.000-07:002007-10-30T10:05:00.000-07:00Não consegui baixar o Manifesto... dá problema no ...Não consegui baixar o Manifesto... dá problema no link.... AlfeoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-24923157855994199182007-10-30T08:54:00.000-07:002007-10-30T08:54:00.000-07:00"(...)Em lugar dessas reformas parciais, que se su..."(...)Em lugar dessas reformas parciais, que se sucederam, na sua quase totalidade, na estreteza crônica das tentativas empíricas, o nosso programa concretiza uma nova política educacional, que nos preparará, por etapas, a grande reforma(...)"<BR/><BR/>O que vemos hoje no Brasil é exatamente o mesmo problema da época do Manifesto: medidas paliativas para atenuar as carências da educação, como ProUni e cotas, e nunca se constrói um plano de reestruturação profunda, que proporcione a todos os cidadãos uma escola pública de qualidade e, por conseqüência, o ingresso na universidade ao alcance de todos, sendo determinado pelos méritos intelectuais e não por condições econômicas e sociais. <BR/>Para chegarmos nesse estágio, acredito que o problema deve ser tratado de forma cuidadosa a longo prazo, tratando primeiramente de qualificar o ensino fundamental e médio, com um salário decente e programas de capacitação para os professores da rede pública, proporcionando atualização e aprofundamento dos conhecimentos profissionais.<BR/>Além disso, acho que o papel da escola deve estender-se para além da formação intelectual do indivíduo, transcendendo a simples acumulação de conteúdos de matemática, história, leteratura. Creio que nosso papel como educadores seja fundamental para que estes jovens, que estão em formação de suas personalidades, idéias e visões de mundo, consigam expressar suas idéias e alcançar um lugar prestigioso na sociedade. <BR/>A escola é o reduto onde o indivíduo inicia sua vida em um grupo heterogêneo, onde devem ser cultivados respeito, solidariedade, amizade e responsabilidade. Creio que seja indispensável a atenção dos educadores também nesse aspecto, pois será determinante na forma que esse indivíduo vai agir no seu convívio social e no direcionamento que o aluno vai tomar no futuro.<BR/><BR/>Isis Duarte FernandesAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-67909958356648374942007-10-30T04:22:00.000-07:002007-10-30T04:22:00.000-07:00Sobre a natureza da democracia é dito, no texto, o...Sobre a natureza da democracia é dito, no texto, o seguinte: “aquele (dever) em cujo cumprimento os erros praticados se projetam mais longe nas suas conseqüências, agravando-se à medida que recuam no tempo; o dever mais alto, mais penoso e mais grave é, de certo, o da educação (...)”.<BR/> A Educação Nova, idealizada no manifesto, não se realizou; a reforma que incluía a proposta de um ensino mais voltado à realidade, mais democrático, desligado dos interesses puramente econômicos e vinculado a um interesse nacional, que por sua vez respeita as peculiaridades regionais, não se cumpriu, e hoje vemos o agravamento dos problemas citados no texto.<BR/>Apesar de o problema do acesso ao ensino médio ter sido em parte resolvido, uma vez que este setor está mais desenvolvido e acessível – o problema agora é a qualidade –, assim como o da educação profissionalizante, que foi ampliada desde a época do manifesto, o que se percebe é que o principal problema mencionado no texto, relacionado aos objetivos da escola e da educação, não foi corrigido: o gerenciamento da educação é moldado por interesses financeiros e não tem por objetivo tornar-se um meio de inclusão e desenvolvimento humano. O que percebemos, passados 75 anos da proposta da Escola Nova é o que foi previsto no trecho citado anteriormente: o não cumprimento das propostas gerou o agravamento dos problemas existentes (por exemplo, a precariedade da educação no campo e o despreparo das escolas na cidade, agravantes do êxodo rural, origem de tantos problemas sociais) Porém, como também foi dito no texto, é preciso tempo para a conscientização da importância das mudanças e um maior contato com as novas doutrinas para que os pontos de vista e a atitude frente à educação que temos sejam modificados visando à realização de uma escola democrática e humanitária, e este vem a ser nosso papel como futuros educadores. <BR/> Aline Gouveia Medeiros - Turma:JAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-71288188274122814232007-10-29T15:21:00.000-07:002007-10-29T15:21:00.000-07:00O texto Manifesto dos Pioneiros trata da questão d...O texto Manifesto dos Pioneiros trata da questão da reformulação escolar, na década de 1930. Faz um contraponto com o modelo escolar tradicional, propondo uma mudança radical no modelo de ensino adotado então, visto como arcaizante e exclusivista. Aponta novas diretrizes a serem seguidas na gestão educacional, tais como o estabelecimento de programas de ensino condizentes com a realidade social, ao privilegiar os interesses e as aptidões do educando, em conjunto com uma desejável formação científica do grupo docente. Ainda sugere a criação de um quadro universitário e de faculdades condizentes com os interesses pedagógicos abordados pelo manifesto, e exigidos pela própria necessidade social de desenvolver a nação, tais como a criação de cursos de economia, matemática, filosofia, e letras. Propõe-se um projeto de civilização baseado exclusivamente na Educação. O Estado seria diretamente responsável, garantindo acesso a todos os níveis, e o ingresso na universidade se daria pelo recrutamento dos mais hábeis, através de um processo de seleção. O manifesto também propõe a criação de uma nova “elite intelectual”, que “guiaria” o país rumo ao progresso, sempre através de um novo projeto educacional. A Educação seria auto-gestionada, livre dos entraves político-governamentais e partidários. O manifesto também propõe – curiosamente e, fato interessante, há mais de 70 anos – uma discussão intersemiótica entre várias áreas, tais como cinema, música, imprensa e rádio. Isso em 1932. Não deixa de ser uma atitude louvável e revolucionária, tendo em vista os caminhos em que a educação se embrenhou nesses anos todos. Alguns pontos deveriam ser discutidos ainda hoje com a sociedade, principalmente com o intuito de aproximar a escola da mesma. A escola faz parte da sociedade (e da comunidade), e seu isolamento em uma torre de marfim apenas mutilaria a identidade de seus alunos e dela própria. O Manifesto propõe essa aproximação, aponta as diretrizes, mas não aponta os caminhos a serem seguidos. O que é uma pena, tendo em vista o processo de desmonte das universidades federais e os atos de violência que se cometem contra a escola pública, em todos os níveis, especialmente em nível estadual. O que vemos, hoje,Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-6186395366447575872007-10-29T15:11:00.000-07:002007-10-29T15:11:00.000-07:00O texto Manifesto dos Pioneiros trata da questão d...O texto Manifesto dos Pioneiros trata da questão da reformulação escolar, na década de 1930. Faz um contraponto com o modelo escolar tradicional, propondo uma mudança radical no modelo de ensino adotado então, visto como arcaizante e exclusivista. Aponta novas diretrizes a serem seguidas na gestão educacional, tais como o estabelecimento de programas de ensino condizentes com a realidade social, ao privilegiar os interesses e as aptidões do educando, em conjunto com uma desejável formação científica do grupo docente. Ainda sugere a criação de um quadro universitário e de faculdades condizentes com os interesses pedagógicos abordados pelo manifesto, e exigidos pela própria necessidade social de desenvolver a nação, tais como a criação de cursos de economia, matemática, filosofia, e letras. Propõe-se um projeto de civilização baseado exclusivamente na Educação. O Estado seria diretamente responsável, garantindo acesso a todos os níveis, e o ingresso na universidade se daria pelo recrutamento dos mais hábeis, através de um processo de seleção, com o intuito de criar de uma nova “elite intelectual”, que “guiaria” o país rumo ao progresso, sempre através de um novo projeto educacional. A Educação seria auto-gestionada, livre dos entraves político-governamentais e partidários. O manifesto também propõe – o que não deixa de ser interessante – um diálogo entre a Educação e diferentes áreas, tais como cinema, música, imprensa e rádio. Isso em 1932. Não deixa de ser uma atitude louvável e revolucionária, tendo em vista os caminhos em que a educação se embrenhou nesses anos todos. <BR/>Alguns pontos poderiam (e deveriam) ser discutidos ainda hoje com a sociedade, principalmente com o intuito de aproximar a escola da mesma. A escola faz parte da sociedade (e da comunidade), e seu isolamento em uma torre de marfim apenas mutilaria a identidade de seus alunos e dela própria. O Manifesto propõe essa aproximação, aponta as diretrizes, mas não aponta os caminhos a serem seguidos. O que é uma pena, tendo em vista o processo de desmonte das universidades federais e os atos de violência que se cometem contra a escola pública, em todos os níveis, especialmente em nível estadual, passando por inúmeros governos irresponsáveis. O que vemos, criminosamente, é o Estado se eximindo de suas responsabilidades, e não apenas na área da Educação, mas também da Saúde, da Segurança Pública e – por que não? – do Desenvolvimento Social.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-60724420127657331882007-10-29T09:28:00.000-07:002007-10-29T09:28:00.000-07:00Sobre o texto “Manifesto dos Pioneiros da Educação...Sobre o texto “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” podemos notar que os intelectuais, naquele momento desejavam interferir na organização da sociedade através da educação. Através da analise daquele momento histórica (década de 30) podemos observar uma forte desorganização da escola pública. O manifesto, por sua vez, apresenta uma proposta de uma escola única, pública, obrigatória e gratuita – a chamada escola integral, a escola nova.<BR/>Como a professora já havia mencionado em aulas anteriores é interessante pensar na educação como formadora de uma nova nação. E neste sentido a Escola nova aparece como uma opção para a mudança.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-6127137103320631612007-10-28T16:14:00.000-07:002007-10-28T16:14:00.000-07:00Atualmente, os professores também precisam entende...Atualmente, os professores também precisam entender a posição que tem a escola e qual sua função. Portanto, os educadores devem ter o conhecimento da sociedade e não somente o conhecimento técnico. Para que ocorram as reformas educacionais é necessário que haja uma inter-relação entre as teorias científicas, o debate e a consciência da necessidade de melhorar e dar um rumo para a educação, porém, respeitando a cultura do país e não mais copiando modelos estrangeiros pois as realidades são bastantes distintas. Como citado no texto, a concretização da política educacional ´deve ser preparada por etapas até a grande reforma.<BR/>Um ponto bastante importante é relacionado ao direito à educação pública disponibilizada pelo governo. Acredito que houve um grande avanço neste aspecto, pois, no mínimo, a educação fundamental é disponibilizada gratuitamente às crianças. Porém, é necessário urgentemente pensar em novas reformas educacionais para aas séries mais avançadas. A escola deve ter o lugar para todos, e deve-se continuar a preocupação em desenvolver escolas de qualidade, pois não adiantam as estatísticas estarem a favor da educação, afirmando que quase 100% das crianças estão matriculadas. É imprescindível que haja um ensino de qualidade.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-83085780832377387142007-10-28T15:36:00.000-07:002007-10-28T15:36:00.000-07:00Uma das propostas da escola nova é a associação en...Uma das propostas da escola nova é a associação entre conteúdo escolar e realidade circundante. Deve-se fazer com que a escola possa participar de forma ativa no processo social e não sendo mais um dos instrumentos políticos, sociais e econômicos de um processo que tenha como conseqüência e objetivo formar uma população alienada.É uma questão bastante teorizada hoje em dia, só que de implementação não plenamente realizada, mas, ao que me parece, em andamento. Acho que o manifesto acerta em não ocultar a inextricabilidade de processos econômicos e educacionais. A proposta de possibilitar aos alunos a oportunidade de uma visão mais ampla e profunda da sociedade em que vivem é fundamental para que se participe dessa relação educação/economia como um elemento ativo. Há um ponto que me parece difícil de articular e mais difícil ainda de se pôr em prática: fazer com que, mesmo tendo que formar, de alguma maneira, mão-de-obra se eduque a partir dos interesses, necessidades e aptidões do indivíduo. Isso me parece difícil, pois para sua implementação é necessário uma sociedade organizada de forma que isso seja possível ao mesmo tempo que a educação deve servir para torná-la possível. É um caminho de mão-dupla. A proposta de senso de coletividade e de integrãção me parece uma boa saída e, talvez, principalmente no plano político, o mais difícil de se executar, por que é peciso que as rivalidades partidárias sejam deijadas de lado para que se atinja um bem comum. Essa é uma postura que teria resulatados excelentes em todas as áreas da sociedade, não só na educativa. O problema, me parece, é que não há previsão de isso aconteça.<BR/>Existem outros pontos, mas esse me paeceu mais interessante. Então, discutiremos mais na aula e, pelo que li das postagens, temos muito assunto pela frente.<BR/>Abraço a todos.<BR/>William M. BoenavidesUnknownhttps://www.blogger.com/profile/04339032730132152157noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-28423146135440377802007-10-28T05:11:00.000-07:002007-10-28T05:11:00.000-07:00O texto "Manifesto dos Pioneiros" menciona a quest...O texto "Manifesto dos Pioneiros" menciona a questão sobre a gravidade da educação, mencionando que estes são até mais críticos que os da própria economia. De fato, como podemos resolver nossos problemas economicos, se não desenvolvemos anteriormente conhecimento?<BR/>Isto nos leva a pensar se nosso sistema de educação é adequado, pois estamos formando jovens pensantes ou apenas jovens que irão tentar gabaritar o vestibular em busca de uma formação e uma vida estável? Como futuro orientador, penso que é interessante buscar ser um incentivador ao conhecimento, do que um mero cobrador de notas. Acredito que o desenvolvimento do indivíduo como um Ser-Humano pensante, crítico, político, que defende seus ideais é um dos pontos fundamentais no ensino. E este deveria ser trabalhado, para o desenvolvimento de uma Sociedade ativa, não acomodada, que defende seus interesses e não simplesmente se acomoda e aceita o que lhe é imposto, como infelizmente é a Sociedade Brasileira atual.<BR/>Roberto de Melo Ramos<BR/>Acadêmico de Licenciatura em FísicaUnknownhttps://www.blogger.com/profile/06890873816543232479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-21799161969921414102007-10-27T15:56:00.000-07:002007-10-27T15:56:00.000-07:00Oi Prof. Estela. Ainda nos debatemos com a infânci...Oi Prof. Estela. Ainda nos debatemos com a infância de nossa nação. Se falarmos em democracia, então, apenas 22 anos de regime contínuo. A chegada dos imigrantes trouxe experiências ao mesmo tempo estranhas e inovadores. A vocação lusa para a onipresença do estado e da igreja sofreu interferências no conceito de escola e educação. A contribuição dos imigrantes abriu clareiras na estrutura antiga da metrópole. E continua avançando sobre um terreno que precisa de benfeitorias.<BR/>Washington Luis PrudencioAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-20640157859514686642007-10-27T14:45:00.000-07:002007-10-27T14:45:00.000-07:00O texto manifesto dos pioneiros é muito lúcido na ...O texto manifesto dos pioneiros é muito lúcido na forma como apresenta a questão da educação, essa compreendida como sendo imprescindivel na formação de sujeitos autônomos. A questão um tanto turva que se apresenta é a seguinte: como dar efetividade para essas idéias? O que precisa ser feito para que, além das palavras, consigamos implantar politicas públicas que dêem conta de de permitir os cidadaos se constituirem como seres autônomos?<BR/>Parece que essa passagem exige mais do que boa vontade, porque senão como explicar esse tempo razoavelmente longo que essas idéias tem, mas somente no papel.<BR/> Marcio SchäferAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-6021385811540996202007-10-27T13:30:00.000-07:002007-10-27T13:30:00.000-07:00Achei muito interessante o texto "Manifesto dos Pi...Achei muito interessante o texto "Manifesto dos Pioneiros", não só pelas idéias nele contidas, mas pela atualidade das mesmas. Ele versa sobre a importancia de haver uma reformulação na educação brasileira e, além disso, propõe que essa mudança seja a base para uma reformulação mais ampla em nossa sociedade. Particularmente, concordo com essa idéia pois também considero que a única maneira de realmente mudar uma nação é através de uma educação de qualidade. O Manifesto, publicado nos anos 30 em meio a restruturação política que se processava na política brasileira, vide revolução de 30 e Era Vargas, propunha que fosse processada uma refomulação também no ambito educacional. Essa mudança deveria ser estrutural, ja que até então haviam sido tomadas medidas mereramente paliativas visando apenas "tapar o sol com a peneira", e não atacar o cerne do problema. Uma das propostas do Manifesto era tornar a educação acessivel a todos num projeto amplo e integrador, era a chamada "escola nova":<BR/><BR/>"A seleção dos alunos nas suas aptidões naturais, a supressão de instituições criadoras de diferenças sobre base econômica, a incorporação dos estudos do magistério à universidade, a equiparação dos mestres e professores em remuneração e trabalho, a correlação e a continuidade do ensino em todos os graus e a reação contra tudo que lhe quebra a coerência interna e a unidade vital, constituem o programa de uma política educacional, fundada sobre a aplicação do princípio unificador que modifica profundamente a estrutura íntima e a organização dos elementos constitutivos do ensino e dos sistemas escolares."<BR/> <BR/>Enfim, o Manifesto representa uma marco na evolução da estruturação da educacional no Brasil e não deve ser relegado ao esquecimento ou encerrado nos meios acadêmicos. Devemos procurar atuáliza-lo, apesar de que muitos aspectos do mesmo permaneçam contemporaneos, e procurar pô-lo em prática da melhor maneira possível...<BR/><BR/>Michael Prudencio FaveroUnknownhttps://www.blogger.com/profile/01254392481524434051noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-70508018396076563322007-10-27T10:32:00.000-07:002007-10-27T10:32:00.000-07:00Também não achei o texto.Também não achei o texto.Rafaelahttps://www.blogger.com/profile/01011588131944143142noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-49775364507777575302007-10-26T12:22:00.000-07:002007-10-26T12:22:00.000-07:00De acordo com os textos estudados anteriormente ne...De acordo com os textos estudados anteriormente nesta disciplina, deparamo-nos com o dado histórico que versava acerca do domínio das igrejas sobre a Educação tanto em nosso país, quanto na maioria dos países ocidentais. <BR/><BR/>Isso é relevante e vem corresponder-se com o texto atual, visto que encontramos no MdP o argumento que declara fundamental a laicização das instituições educacionais.<BR/><BR/>Portanto, são duas visões que dispõem-se em antagonismo entre si: educação confessional e educação laica. <BR/><BR/>A autonia das insttuições educacionais é fator que deve ser observado, porque se assim não for, a liberdade e a própria existência da noção de estado democrático desaparecerá. Destarte, o texto do MdP traz à baila um debate contemporâneo, haja vista os prementes debates a respeito da independência, da autonomia das Instituições de Ensino Superior - neste caso IFES - bem como das Instituições de Educação Básica - escolas de Ensinos Fundamental e Médio.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-54855204290681619992007-10-25T13:12:00.000-07:002007-10-25T13:12:00.000-07:00prof.ª EstelaPelo que tenho lido dos comentários e...prof.ª Estela<BR/><BR/>Pelo que tenho lido dos comentários e observações em torno do texto, acredito que o Manifesto está sendo um excelente exercício de reflexão, sob o que é a Escola, o que Poderia ser a Escola e que Escola queremos. os intelectuais do Manifesto, buscavam um Brasil que pudesse se auto denominar moderno e inserido em um contexto liberal e capitalista, tendo a educação como um dos suportes desta mudança. vamos seguir neste debate e até a próxima semana.estelahistoriarhttps://www.blogger.com/profile/16132065897452000376noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-55445907955649835962007-10-25T08:41:00.000-07:002007-10-25T08:41:00.000-07:00Não encontrei o texto.Onde eu acho ?Não encontrei o texto.Onde eu acho ?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-7675137096856853052007-10-25T04:56:00.000-07:002007-10-25T04:56:00.000-07:00É um texto que merece reflexão. Depois de 75 anos ...É um texto que merece reflexão. Depois de 75 anos do Manifesto dos Pioneiros em que 26 educadores apresentaram diretrizes para uma política de educação para o brasil, tem-se a certeza de que não se "aprendeu a lição de casa". Dados do IBGE mostram que o país possui mais de 14 milhões de analfabetos com idade superior a 15 anos. Quando se fala em analfabetismo no Nordeste, a taxa chega a quase 21% de pessoas que não sabem ler nem escrever. A má qualidade do ensino fundamental é um obstáculo ao crescimento, pois cursos profissionalizantes têm dificuldade de passar os conhecimentos aos seus alunos porque ele têm problemas de aprendizagem. O sistema de cotas nas universidades é uma conseqüência da impotência do ensino brasileiro. A ideologia que parcela de educadores difunde nas salas de aula muitas vezes impede que a escola seja uma formadora de futuros cidadãos que tenham a liberdade moral e intelectual para decidir o que é melhor para si e para o seu país. <BR/>Até breve,<BR/>Ronaldo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-20988841394467506982007-10-24T19:08:00.000-07:002007-10-24T19:08:00.000-07:00O texto começou muito interessante, gostamos muito...O texto começou muito interessante, gostamos muito da ~enfase que foi dada ao fato do professor necessitar mais do que o entendimento da área de conhecimento específico que ele pretende ensinar,necessitar também de conhecimento sobre Educação. Tornando a Educação não mais uma ferramenta qualquer mas um conhecimento específico- com pretensões científicas. Eles = um movimento de reconstrução educacional que surgiu nos últimos anos, que luta contra um chamado empirismo educacional que apenas se baseia nas experiências feitas até agora e não pensam em possíveis soluções nunca feitas antes. <BR/><BR/>Mas pelo q entendemos os autores pretendem fazer da Educação uma ilha na sociedade, um espaço no qual as influ~encias ideológicas não se manifestem. Achamos interessante esse ponto de vista, mas não consiguimos entender como eles defendem então que as instituições onde a Educação será posta em prática sejam mantidas pelo Estado. Parece contraditório dizer que se quer uma Educação livre de influ~encias ideológicas e de caráter classistas, mas exija que o Estado (ou seja, o Governo) <BR/>regulamentize a mesma. Não cremos que seja necessário sermos mais específicos, mas lá vamos nós:<BR/>o Estado "Democrático" é regido justamente por forças partidárias que pretendem legitimar interesses classistas.<BR/><BR/>Uma outra coisa que nos impressionou é que no texto eles dizem que a escola<BR/>não deve dar grandes importãncias as diferenças classistas ( deve tratar como diferenças secundárias) mas num outro trecho diz que cada região tem que "adaptar" a Educação ás suas necessidades. Para nós as diferenças geográficas são tão importantes quanto as diferenças sociais, diriamos até menos importantes.<BR/><BR/>O texto fala também muitas vezes da educação como um direito biológico de cada ser humano ("a seleçao dos alunos nas suas aptidoes naturais", nesse trecho por exemplo), o que parece querer dizer que os indivíduos já nascem com tais aptidões.<BR/><BR/>Filipe Lucas Guterres & Jessica Nunes VergaraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-38894779737318219562007-10-24T15:56:00.000-07:002007-10-24T15:56:00.000-07:00O texto relata ao leitor o papel da escola na popu...O texto relata ao leitor o papel da escola na população, fazendo uma reflexão sobre reformas no ensino. Também faz uma comparação entre o relacionamento entre escola e sociedade, expondo as diretrizes políticas para a consolidação de uma escola que ande junto com a família, ou seja, que uma apóie e incentive a outra.<BR/>Sabrine Aguirre Cardoso Müller - Turma: DAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-37254950958674057622007-10-24T15:42:00.000-07:002007-10-24T15:42:00.000-07:00Marcia Silveira disse...Gostei muito do texo Manif...Marcia Silveira disse...<BR/><BR/>Gostei muito do texo Manifesto dos pioneiros apesar de ter algumas dúvidas sobre o mesmo. Achei interessante o item "b" da página 191 "A autonomia da função educacional".<BR/>No mesmo é a presentado a questão do desleixo do estado com a escola pública, permitindo que a mesma sirva de "joguete" nas mãos de interesses estranhos. Hoje isso não é diferente, pois a escola passou a ser um treinamento para a vida profissional sem levar em conta a prioridade da mesma, ou seja, apresentar a cultura, regras básica de convivência, educação de qualidade.<BR/>Acho que não evoluímos desde 1932....Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-2715121396438873752007-10-24T15:19:00.000-07:002007-10-24T15:19:00.000-07:00O Manifesto mostrou muitas idéias atuais, mas pens...O Manifesto mostrou muitas idéias atuais, mas penso que vale a pena destacar o trecho da p. 200 que diz:<BR/>"...a escola deve utilizar, em seu proveito, com maior amplitude possível, todos os recursos formidáveis, como a imprensa, o disco, o cinema e o rádio,com que a ciência, multiplicando-lhe a eficácia, acudiu à obra de educação e cultura e que assumem, em face das condições geográficas e da extensão territorial do país, uma importância capital."<BR/>É uma fala bem atual, visto que integrando os diversos recursos, a escola pode se estender e complementar a vida dos alunos, inserindo-os no meio social e servindo de centro de criação e produção, trabalhando com a criatividade e diversidade das pessoas. Contrasta com a antiga idéia de escola, estática, tradicional,que não estimulava os alunos com as ferramentas existentes para isso. Essa idéia de utilizar recursos novos, criativos e atuais, referentes ao meio social, atrai os alunos para a sala de aula e os insere no contexto.<BR/>Há muito ainda o que se fazer na educação!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-31758956329642264132007-10-24T14:51:00.000-07:002007-10-24T14:51:00.000-07:00O texto aborda pontos principais da educação brasi...O texto aborda pontos principais da educação brasileira que foram problemas na época em que foi escrito, mas que mesmo ainda hoje são fundamentais para que se compreenda a constante educacionalização pela qual o nosso país passa ou deveria passar, dadas as sínteses do cotidiano e do cientificismo globalizado impregnado em qualquer forma sociedade. Entende-se, através do texto, que o ideal não seria um “ensino para classes”, como bem assinala o autor, mas sim que se deve inserir o indivíduo no imenso “liquidificador de saberes” – termo que foi muito bem utilizado por Nykolas Friedrich em “Memórias Sentimentais sobre a Educação e Eu”, texto ainda em desenvolvimento – que é fruto da dinâmica social. De fato, hoje toda verdade é uma mentira, como diria o professor Paulo Albuquerque, pois que a ciência vive da sua própria renovação e não do seu estaticismo. Não é, por conseguinte, suficiente que se ensine apenas conhecimentos científicos nas escolas, deve-se, pois, apresentar os diversos conhecimentos sociais e étnicos também. Para tal, é mister pensar em uma educação absolutamente gratuita e geral, sem distinção classial. O que, como podemos ver sem uma longa investigação empírica, não ocorre no nosso país. <BR/><BR/>Por Carlos Garcia, Amanda Backes e Giovanni Rolla – turma C.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2740236432863669823.post-35733165772267363982007-10-24T11:56:00.000-07:002007-10-24T11:56:00.000-07:00Este texto abrange variados aspectos à respeito da...Este texto abrange variados aspectos à respeito da educação perante a sociedade, e muitos se colocam em posição de destaque:<BR/>* Evoluiu-se, material e cientificamente, nos últimos 50 anos, mas a educação, que dará continuidade a essa evolução, não teve um desenvolvimento à altura da sua importância, conforme o texto, por falta da "determinação dos fins de educação e da aplicação desses";<BR/>* A necessidade de o educador possuir uma cultura diversificada para perceber e entender o contexto da sociedade na qual ele exerce o papel de modelador educacional;<BR/>* O dever de o estado considerar a educação como uma função social e pública, por isso a necessidade de a escola ser laica(coloca o ambiente escolar acima de crenças e disputas religiosas), gratuita(educação universal e acessível a todos os cidadãos que tenham interesse e condições de recebê-la)e obrigatória(antercedendo a idade do trabalho produtor);<BR/>* A escola não deve ser um elemento estranho à sociedade pois ela é, essencialmente, uma instituição social necessária à vida e interesses daqueles que a frequentam.<BR/>* Por esses e outros fatores é que há a necessidade de reorganizá-la , aumentando o sua abrangência e moldando-se conforme a necessidade da sociedade.<BR/><BR/>Abraços!<BR/>Fabiano TomazoniAnonymousnoreply@blogger.com