quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Propostas Pedagógicas no Brasil da 1ª República

Conflitos Pedagógicos na 1ª República.

Três correntes pedagógicas distintas formaram o cenário de lutas pedagógicas da 1ª República no Brasil:
Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Libertária.

· Pedagogia tradicional, associava-se às aspirações dos intelectuais ligados às oligarquias dirigentes. Tem como origem no Brasil, uma forte corrente ligada ao jesuitismo, o que justifica-se por 200 anos de influência educacional dos mesmos. A pedagogia tradicional, também surge no Brasil com uma forte influência das teorias pedagógicas modernas americanas e alemãs, com substrato comum no Herbatismo[1].
· A Pedagogia Nova, emergiu no interior de movimentos da burguesia e das classes médias. Enfatiza métodos ativos de ensino-aprendizagem. A criança se torna “o centro do processo educacional”. No Brasil sofreu forte influência de Jhon Dewey (1859-1952), pedagogo americano, que defendia uma educação burguesa e liberal.
· A Pedagogia Libertária, não teve origem nas classes dominantes, vinculou-se aos intelectuais ligados aos projetos dos movimentos sociais populares, principalmente aos desejos de transformação social contidos nas propostas do movimento Anarquista Operário e Anarco-Sindicalista. Surge no Brasil, com as primeiras organizações do proletariado urbano. Sendo a imprensa sindical responsável pela divulgação de uma pedagogia socialista e anarquista. A partir daí surgem experiências de escolas, em associações operárias e também escolas anarquistas. 2º a Pedagogia Libertária, a educação oficial, fosse laica ou religiosa, baseava-se no dogmatismo, impedia as crianças de desenvolverem uma crítica as instituições capitalistas. As diretrizes da pedagogia libertária, dividem-se em quatro pontos: Educação de base científica e racional; Educação formação da inteligência e ser moral; Educação moral, menos moral do que pratica e deveria resultar na lei natural da solidariedade; Adaptação do ensino ao nível psicológico das crianças. A pedagogia Libertária foi trazida para o Brasil, através dos imigrantes: Italianos, Espanhóis, Franceses e Portugueses, no final do séc. XIX e início do séc. XX. A educação seria racionalista e deu origem à escolas Modernas no Rio de Janeiro, são Paulo, Porto Alegre e Belém do Pará. O teórico que mais influenciou, o pensamento pedagógico Libertário foi o espanhol Francisco Ferrer Y Guardiã (1859-1909).
[1] Herbatismo recebe este nome, em homenagem Johann Friedrich Herbat (1776-1841) – Paradigma da Pedagogia Tradicional. Herbat escalonou o desenvolvimento caráter em três estágios: Sensação e Percepção; Memória e Imaginação; A instrução formaria e conformaria a vontade. Para Herbat, Educação e Instrução são Indissóssiaveis, e a formação do caráter e da mente pela instrução, pelo contato com modelos literários, artísticos, científicos e filosóficos, o importante era instruir a partir de um patrimônio cultural, que fosse passado de gerações em gerações. Para tanto, Herbat, criou cinco passos de formação: Preparação, Apresentação, Associação, Generalização e aplicação.

Nenhum comentário: